O governador em exercício Flávio Arns recebeu nesta terça-feira (21) o Fórum das Entidades Sindicais - que representa 17 sindicatos de servidores estaduais - e reafirmou que o Governo do Estado mantém o compromisso com a valorização de todas as categorias do funcionalismo.
No encontro, Arns disse que o Estado está aberto ao diálogo e propôs que os servidores continuem se reunindo com representantes do governo para discutir assuntos de interesse mútuo. “Apesar de haver dissensos, a gente tem que buscar consensos”, disse.
Arns explicou que a proposta apresentada pelo governo estadual de conceder um reajuste salarial de 6,49% para o quadro estadual neste ano, dividido em parcelas que serão pagas em maio e julho, será mantida. O anteprojeto de lei foi enviado na semana passada para a Assembleia Legislativa.
O pedido dos servidores é que o índice seja aplicado em uma única vez. “Neste momento não vou pedir para alterar a decisão de pagar em duas vezes, pois foi uma decisão tomada dentro do governo, mas temos de pautar os assuntos que interessam às categorias”, afirmou Arns.
A secretária da Administração e da Previdência, Dinorah Botto Portugal Nogara, também participou da reunião e disse que aumento proposto pelo Estado tem impacto mensal de R$ 68,7 milhões sobre uma folha de pagamento que se aproxima de R$ 1,1 bilhão por mês.
“É claro que o Governo queria dar o máximo possível, mas tem que tomar uma atitude responsável que faça frente às despesas e ao pagamento da folha, respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal e o alerta prudencial do Tribunal de Contas”, acentuou Dinorah Nogara.
Segundo ela, o Governo está aplicando o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) dos últimos 12 meses, repondo a inflação do período sobre a remuneração total dos servidores.
www.seap.pr.gov.br