Um trabalho de intensificação nas fiscalizações feitos pela 6.ª Subdivisão Policial de Foz do Iguaçu no ano passado fez com que a arrecadação do Fundo Especial de Segurança Pública do Estado do Paraná (Funesp) aumentasse de maneira significativa no município. Em 2011 foram arrecadados R$ 86,1 mil para o Funesp. Já no ano passado esse número mais que dobrou, atingindo o valor de R$ 181 mil. “Valorizamos mais o setor do Funesp. Criamos uma estrutura separada com melhor infraestrutura, colocamos mais servidores e uma viatura a mais. Tudo isso resultou numa arrecadação maior, que com certeza renderá mais benefícios para própria Polícia Civil”, disse o delegado titular da 6.ª SDP, Rogério Antonio Lopes.
Lopes disse que a valorização deste segmento é uma ideia que será mantida em 2013. O trabalho feito em Foz rendeu elogios por parte do delegado-geral da Polícia Civil, Marcus Vinícius da Costa Michelotto. “É um exemplo a ser seguido. É um dinheiro da nossa arrecadação que com certeza será reinvestido na estrutura da polícia”, disse.
O delegado Rafael Vianna, secretário executivo do Funesp, destacou que a maior quantidade de fiscalizações não só possibilita o aumento da arrecadação como uma aproximação entre a Polícia Civil e a comunidade. “Com a polícia próxima se diminui a vulnerabilidade dos estabelecimentos comerciais vistoriados, que são orientados pelos policiais e passam a conhecer melhor e confiar neles”, disse, destacando que todo os recursos do Funesp são destinados em investimentos para a melhora da polícia.
O Funesp foi criado no ano passado, numa unificação dos antigos fundos da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.