Visando a segurança dos investigadores da Polícia Civil, os dirigentes da Associação de Funcionários e Amigos da Policia Civil de Foz do Iguaçu (AFAPC/FI) trouxeram no último dia 20, o armeiro Benecio Peralta Cuerva para limpar as armas dos servidores. O serviço foi disponibilizado na antiga sede do 1º Distrito Policial de Foz do Iguaçu (em frente a Praça da Bíblia). Cerca de 40 servidores levaram suas armas para manutenção e limpeza.
O presidente da Associação, Noel Duarte Dias, explicou que em decorrência da jornada de trabalho extenuante, muitas vezes o profissional não dispõe de tempo para checar a situação de sua arma. “Sabemos a importância de um equipamento em perfeito estado de uso, no dia a dia do policial,” disse.
Uma arma sem manutenção pode ser letal para o seu usuário. Seja ela, pequena ou grande, automática ou não, deve ser limpa cada vez que é usada. Ao serem detonados tiros, a pólvora que fica no seu interior, misturada a graxa e outros resíduos, pode fazer com que a arma trave, em um momento de emergência.
“Não tem uma regra fixa para manutenção”, explica o armeiro. “Depende da maneira como o agente de segurança utiliza e carrega. Quem transporta a arma no coldre, há menos exposição à poeira, por exemplo. Porém, cada vez que ela for utilizada, precisa ser feito a limpeza”.
Fonte e Fotos: Assessoria
www.jtribunapopular.com.br