A Delegacia Especializada de Homicídios de Foz do Iguaçu divulgou na tarde de ontem, segunda-feira 09 de junho de 2014, a elucidação de três crimes de homicídio ocorridos na fronteira nos últimos quatro meses. Após investigações, os policiais civis identificaram o indivíduo Diego José Ferreira Costa, de 29 anos, como sendo o principal acusado das mortes de três homens em Foz do Iguaçu.
O primeiro dos crimes de homicídio elucidados ocorreu no Bairro Porto Meira e vitimou a pessoa de Luiz Carlos Wichnecki, de 25 anos, conhecido como “Kiko”. As investigações ainda estão em andamento, mas de acordo com os indícios já coletados o indivíduo Diego José Ferreira Costa teve participação ativa no crime, praticado o mesmo com o auxílio de um adolescente. Outras pessoas podem ter tido participação nesse homicídio, mas as investigações correm em sigilo.
O segundo caso elucidado ocorreu em 25 de maio de 2014 no Jardim Tropical. A vítima, Eliomar Bastos, de 40 anos, faleceu em decorrência de disparos de arma de fogo. Segundo as investigações, tanto “Diego” quanto o adolescente que o auxiliou na morte de Luiz Carlos Wichnecki também tiveram participação neste homicídio. Outros dois indivíduos mencionados nas investigações também já foram indiciados como partícipes do assassinato e continuam sendo investigados pela Polícia Civil. Suas participações neste crime ainda dependem de outras apurações e a Delegacia está mantendo os seus nomes em segredo.
Por fim, o crime mais recente, ocorrido em 1º de junho de 2014, teve como vítima a pessoa de Matheus de Oliveira Souza, de 19 anos. Nesta morte, teve comprovado envolvimento o indivíduo Diego José Ferreira Costa e o mesmo adolescente infrator que figurou nos outros dois crimes anteriores. Este é o caso em que as investigações se encontram mais avançadas, inclusive com representação pela prisão preventiva de “Diego”, que foi interrogado nesta tarde de segunda-feira pelo Delegado da Especializada.
“Diego” nega todos os três crimes, mas se encontra preso atualmente por haver sido detido em flagrante em poder de uma pistola semiautomática de calibre 9mm no último final de semana. Se a prisão preventiva pedida pelo Delegado da DH for deferida, DIEGO deverá permanecer preso até a instrução probatória do processo criminal, o que também facilitaria as outras investigações de homicídio nas quais também foi indiciado.
O Delegado Marcos Araguari, Titular da DH, também confirmou que irá sugerir à Promotoria da Infância e da Juventude que intervenha junto ao Poder Judiciário para determinar a internação provisória do adolescente apontado como comparsa de “Diego”. Os pedidos serão encaminhados à Justiça ainda nesta semana.
A arma de fogo (pistola) apreendida no final de semana com DIEGO será periciada, e os policiais acreditam que ela possa ter sido utilizada nos três crimes esclarecidos. Também foi confirmado que o indiciado já possui uma passagem criminal por homicídio no estado de Alagoas. Segundo o próprio indiciado, ele já teria sido inclusive condenado, chegando a cumprir pena por dois anos naquele estado. Atualmente, ele se encontraria aguardando novo julgamento por esse crime.
Fotos: Policia Civil
www.jtribunapopular.com.br