Nesta quinta-feira (5), por volta das 6h30, próximo à cidade de Santa Terezinha de Itaipu, agentes do Denarc/Polícia Civil realizaram a apreensão de um caminhão-tanque carregado com cigarros.
A abordagem do veículo foi realizada à altura do quilômetro 710 da rodovia BR-277, com base em informações recebidas por meio de uma denúncia anônima.
Trata-se de um cavalo mecânico Volvo FH440, ano 2011, com placa de Formosa do Sul/SC, que estava acoplado ao reboque (tanque) marca SR/Gotti, ano 2012, com placa de Cascavel/PR.
Tendo em vista a dificuldade para se proceder à verificação do veículo, a equipe do Denarc solicitou ajuda à Receita Federal, sendo o caminhão enviado até o Porto Seco de Foz do Iguaçu, para ser submetido ao scanner existente naquele recinto.
Feita a verificação no scanner, constatou-se que o veículo estava completamente carregado com produto não compatível com substância líquida.
O veículo foi então encaminhado à sede da Receita Federal em Foz do Iguaçu. A abertura do caminhão-tanque revelou um carregamento de 522 caixas de cigarros, perfazendo 261 mil maços, que foram avaliados em R$ 913,5 mil.
O motorista do veículo, de 44 anos, foi preso em flagrante delito, pelo crime de contrabando e descaminho, sendo encaminhado à Polícia Federal em Foz do Iguaçu, para a devida autuação.
No tocante aos cigarros e ao veículo, serão lavrados autos de infração para aplicação da pena de perdimento. O proprietário do veículo também responderá por uma multa no valor total de R$ 522 mil, cominada à importação clandestina de cigarros.
Fonte e Fotos: Assessoria de Comunicação DRF/FOZ