logar-se AFAPC no Facebook

É... MAS NÃO É

É... MAS NÃO É

21/05/2013

É... MAS NÃO É

Em outubro de 2012, foram empossadas cerca de 80 pessoas no cargo de Investigador de Polícia. Como infelizmente já era de se esperar, a desestrutura e falta de planejamento competente no que tange à formação de Policiais Civis fez com que mesmo nomeados Investigadores de Polícia e portando cédula e insígnia funcionais, estas pessoas ficassem nas Delegacias de Polícia sem poder exercer as funções inerentes ao cargo. Ou seja... padecendo numa espécie de limbo, em que são Investigadores de direito, mas não de fato.

No mês de março deste ano, estes servidores receberam o curso "express"  de capacitação para uso de armas, ficando o "restante" da formação para a gosto (de Deus, provavelmente, por que agenda mesmo, ninguém tem notícia).
No entanto, ao que parece, nem mesmo o famigerado "express" serviu para alguma coisa, não passou de outra medida publicitária, coisa pra inglês ver, pois ainda estes servidores permanecem desarmados.

No entanto, tais servidores são facilmente vistos, todos os dias, tirando plantões em delegacias superlotadas de presos, fazendo escoltas, cumprindo ordens de serviço, recebendo presos nos plantões e fazendo intimações em viaturas caracterizadas. Ou seja... não obstante cheios de uma imensa boa vontade, de uma empolgação evidente com a condição de policiais, estão sendo tratados de uma forma desrespeitosa tanto à sua dignidade quanto à sua integridade física.

Alguns destes estão em franco desvio de função, fazendo as vezes de escrivães, atrelados a cartórios e secretarias, absolutamente desiludidos com a realidade da Polícia Civil, que para quem vê de fora parece ser tão coesa. Aqui, se deparam com a dureza dos desvios de função e com o mais absoluto descaso para com o servidor.

Em todos as delegacias nos deparamos com Investigadores estudando para outros concursos públicos, na esperança de que em outros órgãos sejam mais respeitados como profissionais do que na Polícia Civil do Paraná.

É com policiais sem formação e desarmados que o atual governo pretende que o Paraná torne-se um "Paraná Seguro?".  A campanha é forte, mas a realidade é bem diversa, né amigos?

Estes Policiais chegam à instituição muito entusiasmados. Eles querem servir. Eles querem proteger. Mas não podem. Por que eles são... mas não são. 

*** Vocês sabiam, que na DP de Campina Grande do Sul, há três Investigadores desarmados e sem formação que tiram plantão sozinhos? Sim, cada um em um dia. Cada um é uma "EUquipe". Eles puxam sozinho um plantão de 24 horas, numa delegacia com quase 50 presos, onde já houveram várias tentativas de arrebatamento. 

Este é o "Paraná Seguro", rsrsrsrs.

<<  voltar à notícias