A Delegacia de Homicídios, hoje parte da DHPP - Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa, uma unidade historicamente de excelência no âmbito da Polícia Civil, hoje mantém presos em um “corró” improvisado debaixo da escada. O espaço é exíguo e os custodiados sequer conseguem ficar em pé.
Além disso, o espaço não possui sanitário, de forma que para os Investigadores de plantão, resta a humilhante missão de conduzir os detidos ao banheiro.
Além de estarem em claro desvio de função, se vê obrigado a assistir a forma desumana com que o Estado trata aqueles presos. Os Investigadores têm ciência que os presos estão submetidos a maus tratos, fato que é passível de responsabilização e por isso na voz de seus representantes pedem socorro.
Em data de 15 de janeiro, o Sipol encaminhou ofício ao então Delegado Chefe da Divisão de Investigações Criminais, pedindo providências a respeito de todos os fatos aqui mencionados. Ao final deste texto, vejam o pedido que foi feito em janeiro deste ano. No entanto, infelizmente na medida que as prisões vão sendo feitas, as vagas nos locais adequados não são ofertadas e o efeito é previsível. O trabalho da Polícia Civil não pode ser 'premiado' dessa forma, se uma Delegacia está apresentando bons serviços, seus Investigadores devem poder continuar o bom serviço e ser encorajados a aprimorá-lo, não ficar submetidos a semelhantes situações francamente estapafúrdias!
Que fique bem claro que esta não é uma crítica à DHPP e seus gestores, pois temos certeza que tal situação os indigna também e como sindicato estamos fazendo nossa parte para que os Investigadores daquela unidade tenham o respeito que merecem! Se a antiga homicídios não abrigava presos, não é agora, elevada ao status de divisão que o tratamento deve piorar, pois pra frente é que se anda.
Ainda esta semana oficiaremos ao DPC, à SESP, e aos organismos de Direitos humanos , quais sejam, Comissão de Direitos Humanos da ALEP e Comissão de Direitos Humanos da OAB, noticiando a forma inadmissível e aviltante com que estão sendo tratados os Investigadores de Polícia daquela delegacia, bem como os presos que estão ali custodiados no momento. As autoridades competentes que façam o que lhes cabe: dar jeito de remover presos das DPs!
www.sipolparana.com.br