Educação significa muito mais do que aparenta, as pessoas misturam educação com cultura e grau de instrução. Uma pessoa pode ter doutorado, pós-graduação em um monte de coisas e nenhuma educação, ao contrário pode ser analfabeta de pai e mãe e ser educada.
Pra mim não é só saber dar bom dia, com licença, obrigado, por favor, etc. Tem pessoas que dá um bom dia tão frio que parece ter chegado uma pedra de gelo. Tem gente que dá um obrigado tão autoritário que a pessoa não sabe se ajudou ou estorvou. Uma pessoa educada respeita o próximo até quando a outra pessoa é mal educada.
Uma pessoa educada por formação familiar dá um bom dia sorrindo, um muito obrigado com um olhar, com licença pondo a mão no ombro da pessoa ou apenas com um olhar meigo e às vezes sem pronunciar uma palavra apenas com um balançar de cabeça.
É na infância que se aprende sobre o mundo, sobre as coisas básicas da vida, é nos tempos de tenra idade que a criança é educada. Se os pais forem fiéis à sua obrigação, no futuro teremos um indivíduo com valores, bem educado, com o qual é agradável falar e interagir, caso contrário, estará perante uma pessoa cuja vida lhe foge, necessitando de apoio para ser mudada, ou será levada pelo futuro de rancor e amargura. A educação perdeu espaço dentro das pessoas!
Bom dia, Boa Tarde, Obrigado, Parabéns, Boa noite, Desculpe e Por favor, palavras poderosas! Se seus pais sabiam o que estavam fazendo quando te criaram, é certo que eles te ensinaram todas elas e o valor de cada uma!
Creio que se fizéssemos uma análise em como as pessoas estão se tratando nos dias de hoje, talvez descobríssemos que não se fazem pais como antigamente! Afinal, as pessoas estão cada vez menos educadas e o pouco de educação que ainda existe, é muitas vezes hipocrisia e/ou medo! Hoje, todos estão cheios de nós mesmos. Nós sempre queremos ser os primeiros da fila, os mais beneficiados, os mais reconhecidos, os melhores, nós sempre queremos ser mais do que os outros!
O verdadeiro sentido de ser educado é o agir verdadeiro, a hipocrisia não passa de propaganda! Quantas vezes você só fingiu ser educado para ser bem visto? (pense numa pessoa em entrevista para emprego).
Devido ao Nosso Deus, temos o privilégio de conhecer pessoas de diferentes culturas. E digo, com experiência, ao observar o comportamento delas, que quanto mais puras, agradáveis e comunicativas formos, melhores serão os nossos dias ou se você é daquelas pessoas que gostam de ficar procurando falhas nos outros, ou apontar os erros alheios, fala tudo o que pensa, ou é rápida para criticar, saiba que nunca produzirá mudanças reais e fortes ao seu redor. Tem quem se orgulhe de dar indiretas ou de ser autoritária, onde os subordinados ficam todos calados, pois se interagirem receberão um sermão do que se diz “chefe” oprimindo e humilhando, não se importando se está agradando ou não. Sabe o que ele ganha no final? Pessoas ressentidas, feridas e resistentes a ela.
Repare que até nossos bichinhos são assim: basta fazer um carinho e eles se rendem. Podemos considerar a falta de educação que nada mais é que a falta de conhecimento, ou seja, ignorância pura como a mais grave e mais epidêmica das doenças. Percebe-se que para a maioria das pessoas, principalmente jovens de diversas classes sociais; é muito mais agradável estourar os tímpanos e arriscar a pele nas noitadas dos bailes funkerosos do que “queimar as pestanas” nas insones madrugadas, debruçado em livros em casa ou nas bancadas de um laboratório em busca por remédios contra a falta de educação e os outros males que os afligem.
Como a falta de educação é a mãe de todos os vícios e doenças; ela é a origem e a fonte maior da frustração. E, o que é a frustração? Frustração é o sentimento de revolta por não termos o que desejaríamos ter; e, de não sermos o que gostaríamos de ser; partindo desse princípio, somos capazes de fazermos o impossível para galgar nossos objetivos. E aí vem a soberba, a discriminação, o preconceito, as drogas a criminalidade.
Israel Brito é Investigador da Polícia Civil do Estado do Paraná, Graduado em Geografia e Pós graduado em Gestão ambiental.
www.sipolparana.com.br