logar-se AFAPC no Facebook

Fuga de presos em Quatro Barras e na DVC, tentativa na DP Central de Colombo

Fuga de presos em Quatro Barras e na DVC, tentativa na DP Central de Colombo

22/05/2013

No início da madrugada de sábado (18), 11 presos fugiram da Delegacia de Quatro Barras.

No final da tarde de domingo, investigadores descobriram que Os presos estavam fazendo um buraco no teto da DP Central de Colombo, ninguém fugiu.
Quatro Barras
Em quatro Barras a carceragem tem capacidade para oito detentos e, no momento da fuga, estava com 23 presos. Dos 11 que fugiram, três já foram recapturados no mesmo dia.
Segundo informações os presos conseguiram serrar as grades na parte superior da cela, em seguida abriram um buraco no telhado. A Polícia suspeita que as serras usadas foram entregues pelas esposas do presos durante visita íntima. 
Colombo
Na tarde de domingo (19), os investigadores de plantão da DP Central de Colombo evitaram uma fuga em massa. Por volta das 16h30, os policiais escutaram um barulho estranho dentro das celas, um pouco mais tarde este barulho aumentou, logo foi acionado o Centro de Operações Policiais especiais (COPE) e a Polícia Militar. 
Dentro da carceragem os policiais encontraram um buraco no teto de, aproximadamente, 13 centímetros de diâmetro, onde já dava para ver a cobertura da DP. Se não fosse a agilidade dos policiais, 50 presos poderiam fugir da delegacia.
A DP Central de Colombo tem capacidade para 24 detentos e hoje está com 103 presos.
DVC
Também no domingo (19), à noite, cinco presos fugiram da Delegacia de Vigilâncias e Capturas (DVC). Os presos estavam com outros quatro em um cômodo improvisado.
O delegado responsável pela DVC, Hormínio de Paula Neto, desabafou. “Este final de semana entraram nove presos e cinco acabaram fugindo. A dificuldade de transferir estes presos causa dificuldades à Polícia Civil. Coloquei uma grade simples nesta cela improvisada, mas o problema é que o preso ao ser detido passa 24 horas pensando em fugir e infelizmente não tivemos como mantê-lo aqui hoje”, afirmou.
Segundo, de Paula Neto, o problema está sendo verificado depois de uma mudança no sistema prisional. “Antigamente os presos ficavam no máximo de cinco a seis horas aqui. Agora, por uma mudança no sistema, eles ficam acumulando na delegacia. Esta é a primeira fuga que acontece em uma delegacia sobre meu comando e precisamos que alguma mudança seja feita”, disse.
Maracanã
Na última quarta-feira (16), os presos tentaram fugir da DP do Alto Maracanã, eles tentaram pegar um investigador como refém, chegaram a atirar contra outro investigador, que reagiu e atirou nos presos com uma espingarda calibre 12, três presos ficaram feridos, mas ninguém fugiu.
Pinhais
No dia 9 de maio, uma rebelião aconteceu na DP de Pinhais., onde 14 presos fugiram, sendo que oito foram recapturados. Os presos estavam armados, a suspeita é que um carcereiro facilitou a entrada de armas e celulares para dentro da carceragem. O superintendente Osmair José Pereira da Silva, foi baleado no pescoço e o policial Urubatan dos Santos Gonçalves também saiu ferido. O soldado  Bordignon,do 17º Batalhão, também ficou ferido.

www.sipol.com.br

<<  voltar à notícias