O governador Beto Richa autorizou nesta sexta-feira (10/08), em Curitiba, a abertura de concursos públicos para a contratação de 19.435 servidores para as áreas da segurança pública e da educação. São 4.445 novos policiais militares, 819 bombeiros, 400 delegados e 13.771 professores e pedagogos.
“A maior contratação de servidores públicos da história do Paraná é um ato de respeito deste governo a todos os cidadãos paranaenses”, disse o governador. “Estamos honrando os compromissos assumidos no plano de governo em áreas prioritárias desta gestão e garantindo mais qualidade de vida a população”.
De acordo com o Richa, os concursos já estão em fase de preparação, com a abertura do processo licitatório para a contratação da instituição que realizará o processo seletivo. Os editais deverão ser divulgados nos próximos 60 dias e as provas realizadas ainda neste ano.
A assinatura dos documentos aconteceu durante a solenidade em comemoração aos 158 anos da Polícia Militar do Paraná, no Palácio Iguaçu. No ato, o governador lembrou que neste ano foram integrados às forças de segurança do Estado 3.120 novos policiais.
O secretário estadual da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar, destacou os avanços que o Paraná obteve no último ano, na área da segurança, lembrando o lançamento do programa Paraná Seguro, em agosto de 2011. “Tudo o que foi alinhado e anunciado pelo governador como parte integrante do Paraná Seguro está sendo executado. Vivemos a maior revolução nas estruturas policiais do Paraná, para que possamos aumentar de 13 para 18 o número de distritos policiais em Curitiba, de 21 para 31 batalhões da PM em todo o Estado, além de assegurar o maior salário em todo o Brasil para as categorias”, ressaltou.
POLICIAIS – Para o ingresso na carreira de praças da Polícia Militar serão destinadas 4.445 vagas para policiais. Além disso, serão preenchidas 819 vagas de bombeiros. O concurso para a Polícia Civil ofertará 400 vagas para delegados, conforme previsto no programa Paraná Seguro.
O governador destacou outras medidas executadas para a reestruturação da segurança pública. Ele ressaltou a melhoria das condições salariais dos policiais; a contratação de maior efetivo; a instalação do Batalhão de Fronteira, em Marechal Cândido Rondon; e a implantação de sete Unidades Paraná Seguro (UPS) nos bairros mais violentos de Curitiba ao longo dos últimos meses.
Richa ainda apontou outras ações que estão em andamento na área como a aquisição de 3,2 mil viaturas com tecnologia embarcada, a implantação de 400 módulos policiais móveis, a construção de 95 delegacias cidadãs e a implantação de novos batalhões da Polícia Militar na região da capital.
Ele afirmou que já é possível ver resultados do esforço do governo, como a redução nas taxas de violência e homicídios. Os dados da última divulgação revelam que o índice de mortes violentas caiu 15% em Curitiba e 3,28% na região metropolitana, em comparação ao mesmo período do ano passado.
“Hoje comemoramos o nosso passado e os avanços obtidos nesta gestão com a redução dos índices de criminalidades em algumas regiões e a contratação inédita de novos policiais”, afirmou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Roberson Bondaruk.
O delegado-geral da Polícia Civil, Marcos Vinícius Michelotto, disse que com a realização do concurso, o número de delegados no Paraná será dobrado. “A contratação vai suprir as 31 comarcas estaduais sem delegados, as delegacias da mulher e da divisão de narcóticos que serão instaladas no Estado”, disse.
PROFESSORES – As 13.771 vagas do concurso para professores e pedagogos da rede estadual de ensino são para todas as disciplinas da matriz curricular e serão distribuídas nos 32 Núcleos Regionais de Educação. Os cargos são para 20 horas semanais com nível superior. “São investimentos concretos na melhoria do ensino público estadual na busca por uma educação de excelência”, afirmou Richa.
O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Flávio Arns, disse que já foram nomeados 17.261 mil profissionais da área da educação na atual gestão. Ele adiantou que também está em discussão a realização de concurso público para a contratação de agentes educacionais – secretários, agentes de leitura, inspetores de alunos e merendeiras.
<< voltar à notícias