logar-se AFAPC no Facebook

Instituto de Identificação capacita investigadores para elaborar retrato falado

Instituto de Identificação capacita investigadores para elaborar retrato falado

25/02/2016

Neste mês de fevereiro três investigadores da Polícia Civil passaram por um curso de capacitação, com o intuito aprender técnicas para desenvolver retrato falado. O curso foi dado pelo Instituto de Identificação do Paraná (IIPR) e aconteceu no Posto I, do IIPR, localizado no Centro de Curitiba.

Durante o workshop, ministrado pelo perito papiloscopista Eduardo Labatut Helm Junior, os policiais realizaram atividades de conhecimentos de desenho de observação, psicologia gráfica, anatomia facial, perspectivas de envelhecimento e domínio de software de edição gráfica.

De acordo com o instrutor do curso, a produção do retrato falado, permite que a vítima visualize separadamente os traços do rosto, como olhos, boca e nariz. Isso causa reativação da memória, que por vezes está bloqueada pelo trauma. “Em muitos casos a ilustração final é a peça inicial do processo investigatório. Como em casos de golpe do bilhete premiado, roubo ou estupro, quando não há uma prova material, apenas a lembrança da fisionomia do suspeito” ressalta Junior.

O perito papiloscópico informou também que não é necessário que o retrato falado seja idêntico ao rosto do criminoso, e que é preciso conservar as principais característica do suspeito. Algumas vezes um pequeno detalhe é fator determinante para a elucidação de um crime. "É importante conter cicatrizes, tatuagens ou manchas na pele. Além da representação facial, é eficaz que a ilustração a ser divulgada se complete com dados referente a altura, peso, sotaque, vestimenta e características físicas abaixo do pescoço", lembra.

O diretor do IIPR, Marcus Michelotto falou sobre a capacitação dos policiais. "O papiloscopista Eduardo é capacitado pela Policia Federal e utiliza um dos programas mais modernos para as elaborações de retratos falados. O Instituto de Identificação amplia as atuações na capital, treinando e supervisionando o trabalho dos capacitados", ressalta Michelotto.

As aulas também tiveram contribuição do delegado titular da DCCP, Francisco Caricatti, e do diretor do IIPR, Marcus Vinícius da Costa Michelotto e do vice-diretor, Maurício Jorge Schenfeld Lopes. O serviço de retrato falado é oferecido pelo IIPR a todas as delegacias da capital e Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

www.policiacivil.pr.gov.br

<<  voltar à notícias