Igualmente desafiados no combate à criminalidade, os países-membros do Mercosul vão conhecer detalhadamente os projetos do governo brasileiro para a segurança pública em uma nova rodada de encontros do bloco econômico, atualmente presidido pelo Brasil.
Entre as ações que serão apresentadas pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, está a criação de Centros Integrados de Operações de Fronteira, para fortalecer o trabalho integrado com países fronteiriços no combate ao narcotráfico, ao tráfico de armas e ao crime organizado.
A necessidade de aprimorar os mecanismos de atuação e cooperação nas vastas áreas de limite territorial dos países será o tema principal da L Reunião de Ministros da Justiça e a XLIV Reunião de Ministros do Interior e da Segurança do Mercosul e Estados Associados, em Foz do Iguaçu (PR), no próximo dia 07 de novembro.
Dentro da perspectiva de integração de órgãos de investigação e ações policiais, o Brasil e os demais integrantes do grupo buscam medidas para ampliar e compartilhar boas práticas e experiências exitosas na área de Segurança Pública.
Na véspera das reuniões, os ministros e chefes de polícia visitarão as instalações do primeiro Centro Integrado de Operações de Fronteira, projeto estratégico do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que será inaugurado em dezembro.
Da redação com assessoria
Foto: divulgação