logar-se AFAPC no Facebook

PCPR realiza megaoperação e prende 93 integrantes de facção criminosa em todo o Paraná

PCPR realiza megaoperação e prende 93 integrantes de facção criminosa em todo o Paraná

18/12/2015

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu 93 suspeitos durante a Megaoperação Alexandria, deflagrada contra membros de uma facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios. Desse total, 28 foram em Curitiba e Região Metropolitana e as outras 65 no interior do Estado.

Mais de 1.500 policiais foram mobilizados na megaoperação batizada como Alexandria, que visa cumprir 767 mandados de prisão e quatro de busca e apreensão. São 287 mandados que estão sendo cumpridos nas ruas e 484 dentro das penitenciárias.

A ação acontece em Curitiba, municípios da região metropolitana, em mais 72 cidades do interior do estado e em oito unidades prisionais do Paraná. A operação conta com o apoio da Polícia Militar, do Departamento de Execução Penal do Paraná e do Ministério Público.

Por decisão do Poder Judiciário, 237 telefones foram bloqueados, assim como 28 contas bancárias que, além do bloqueio, terão os valores sequestrados. Também foram presos dois advogados que auxiliavam em atividades ilegais da facção (um em Curitiba e outro em Paranavaí).

Entre os mandados de busca, um deles foi cumprido em um hotel no Centro de Curitiba, local que, de acordo com a polícia, era usado para lavagem de dinheiro da facção e que continuará sendo alvo de investigações posteriores.

A investigação começou em agosto de 2014 depois que a PCPR apreendeu diversos cadernos com anotações e detalhes da atuação da facção criminosa no Paraná. Foram interceptadas, com autorização judicial, mais de 30 mil ligações.

A polícia tem mais de 1.700 horas de gravação de conversas dos membros desta facção envolvendo doze estados: Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Alagoas, Ceará, Goiás, Santa Catarina, Pernambuco, Rio Grande do Norte. O conteúdo das conversas interceptadas mostra que diversos crimes foram cometidos em benefício da organização criminosa, como tráfico de drogas, roubos de carros e residências, tráfico de armas e homicídios.

CONCEITO - O nome da operação foi inspirado na Biblioteca Real de Alexandria ou Antiga Biblioteca de Alexandria, que foi uma das maiores bibliotecas do mundo antigo. Ela existiu até a Idade Média, quando supostamente foi totalmente destruída por um incêndio cujas causas são controversas. Nela estava contido, praticamente, todo o saber da Antiguidade.

www.facebook/policiacivilfoz

<<  voltar à notícias