A Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), núcleo de Cascavel, em parceria com o núcleo Foz do Iguaçu, apreendeu, nesta terça-feira (26), 442 quilos de cocaína avaliados em aproximadamente R$ 10 milhões. Segundo a polícia, com a revenda do entorpecente, a quadrilha poderia lucrar mais de R$ 30 milhões. A droga estava escondida em um compartimento falso de um ônibus de turismo que saiu de Foz do Iguaçu com destino a São Paulo.
O secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná, Wagner Mesquita, afirmou que este é mais um resultado da integração entre as forças de segurança. “A Denarc tem se destacado em relação ao trabalho no combate às drogas. Esta é uma região estratégica e essa apreensão denota a alta capacidade das quadrilhas de fornecimento de drogas”, afirmou.
As investigações foram coordenadas pela Denarc Foz do Iguaçu e tiveram início em novembro de 2015. Esta semana, a polícia apurou que a droga seria levada de Foz do Iguaçu para São Paulo, onde seria revendida para outros estados.
Com as informações da investigação foi possível abordar o ônibus de turismo, placas KUQ-1500, no município de Céu Azul, região oeste do Estado. Durante a vistoria no veículo, os 442 quilos de cocaína e mais 1,480 quilo de haxixe foram encontrados em um compartimento falso que só abria com um dispositivo automático.
Adir Sousa Barbosa, 61 anos, e Fausto Soares Portillo, 48, que estavam no ônibus, foram presos por organização criminosa, tráfico e associação para o trafico de drogas. Os suspeitos foram encaminhados para o Setor de Carceragem Temporária da Delegacia de Matelândia, onde permanecem à disposição da Justiça.
De acordo com a polícia, os trabalhos continuam para identificar a outros integrantes da quadrilha e quais seriam os receptores das drogas.
REPRESSÃO – Para o delegado-geral da Polícia Civil, Julio Reis, a apreensão mostra o trabalho que a Denarc vem desempenhando em todo o Estado no combate ao tráfico de drogas. "Foi quase uma tonelada de drogas apreendida apenas nesta semana pela Denarc, além de outras apreensões feitas pela Polícia Militar. É uma repressão muito forte ao tráfico de drogas que tem refletido na queda dos índices de criminalidade do Estado inteiro", disse.
Somente as unidades da Denarc apreenderam, nos últimos dias, mais de uma tonelada de drogas em todo o Paraná, em quatro ações distintas. Foram 504,8 quilos de cocaína, 575 quilos de maconha, 61,2 crack e 1,4 quilo de haxixe.
INTELIGÊNCIA – A partir de agora, o setor de inteligência da Denarc vai passar a ser integrado com o Departamento de Inteligência do Estado do Paraná (Diep) de Foz do Iguaçu, fortalecendo ainda mais as ações e resultados de repressão ao tráfico de drogas e de armas na região.
www.policiacivil.pr.gov.br