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POLICIA CIVIL ALERTA A POPULAÇÃO SOBRE COMO EVITAR GOLPES EM TRANSAÇÕES BANCÁRIAS

POLICIA CIVIL ALERTA A POPULAÇÃO SOBRE COMO EVITAR GOLPES EM TRANSAÇÕES BANCÁRIAS

27/02/2014

Além de investigar e buscar a solução dos mais variados casos criminais, é também função da Polícia Civil alertar e orientar o cidadão. Desta forma, tendo em vista a recorrência dos assuntos que trataremos neste artigo, a Polícia Civil espera maior interação com a sociedade iguaçuense, numa relação de companheirismo e confiança.

Um dos problemas criminais que afetam de sobremaneira a paz do contribuinte em nossa subdivisão, são os golpes envolvendo transações bancárias e as fraudes correlatas. Então, seguem as dicas para evitar ser mais uma vítima dos estelionatários:

Com a exceção dos agentes bancários devidamente credenciados e identificados, em hipótese alguma aceite ajuda de terceiros em compras com cartão de crédito, consulta de saldo, saques ou depósitos;

Desconfie e não hesite em chamar a Polícia Civil caso seu cartão emperre, o equipamento de leitura do cartão esteja solto, existam fios, fita adesiva ou qualquer dispositivo eletrônico estranho nos caixas eletrônicos ou terminais de consulta e pagamento. Da mesma forma, sempre observe a existência de anomalias nos dispositivos que recebem envelopes ou fornecem o dinheiro;

Nunca digite a sua senha ou faça operações ou digite sequências de números em caixas eletrônicos orientado por telefone: são comuns os golpes em que o cidadão é enganado por falsos prêmios, loterias ou sequestros simulados. Não deposite dinheiro para “desbloquear” supostos prêmios e jamais pague resgate de “sequestros”: comunique imediatamente a Polícia Civil.

Escreva no verso de seu cartão, no espaço destinado à assinatura a seguinte frase: “EXIJA DOCUMENTO DE IDENTIDADE”;

Troque todos os seus cartões que não possuam a tecnologia de CHIP integrado;

Jamais anote a senha de seu cartão em papéis, adesivos, ou no próprio documento;

Quando retornar de compras no exterior, bloqueie a função de uso internacional imediatamente;

Nos pagamentos por boleto, observe sempre o beneficiário dos seus pagamentos. Há ocorrências de adulterações no boleto, em que o código de barras direciona os valores para outra conta. O corpo do boleto permanece genuíno, porém o código de barras é fraudulento. Atentar-se ao nome do beneficiário quando for realizar o pagamento já evita a consumação da fraude e um peso no bolso. Em boletos adulterados, o destinatário do depósito é diferente daquele com quem você contratou;

Os cheques devem ser emitidos nominais e cruzados sempre que possível. Não deixe espaços em branco ou folhas assinadas sem o devido preenchimento. Tenha sempre seu talonário sob controle e imprima sempre as folhas necessárias a seu uso diário;

Quando extraviados documentos, cheques ou cartões, registre pela internet o boletim de ocorrência no endereço: www.delegaciaeletronica.pr.gov.br. É rápido e fácil.

Passe antivírus com frequência em seu computador e somente acesse sua conta digitando o endereço do seu banco no navegador. Não é recomendado acessar sua conta por atalhos, tanto em e-mails ou site. Fuja de atalhos do tipo “clique aqui para acessar sua conta”. Noutra oportunidade falaremos em especial sobre segurança eletrônica;

Prestando a atenção a estes pequenos detalhes, poderemos reduzir em muito as ocorrências relativas a fraudes bancárias. Na dúvida, entre em contato com a Polícia Civil, teremos enorme satisfação em servir e proteger.

Telefone Plantão: 45-3576-1406

Disk-Denúncia: 197

Site: www.6sdp.com.br

Facebook: www.facebook.com/policiacivilfoz 

www.jtribunapopular.com.br

 

 

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