Na manhã desta terça-feira (10), A Polícia Civil da 6ª SDP, autuou quatro indivíduos pelo crime de violação de direito autoral.
Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em três bairros do município, Jardim Central, Jardim Lancaster e Libra II.
Segundo informações, a quadrilha falsificava materiais referentes a um curso preparatório para provas de residência médica, ofertado por uma empresa específica desta área, localizada no Rio de Janeiro, voltado para os alunos do quinto e sexto ano de todas a universidades de medicina do país.
As condutas ilícitas teriam sido verificadas pelo setor de combate a fraudes da própria empresa lesada, o qual constatou que haviam pessoas negociando e vendendo os cursos clandestinamente, por meio de residentes, através de redes sociais.
O valor do curso ofertado pela empresa representante legal gira em torno de R$18 mil reais. Porém, os suspeitos de piratear o material, revendiam por aproximadamente R$600 mil reais.
De acordo com o delegado responsável pela operação, Geraldo Evangelista de Souza Júnior, as investigações estavam ocorrendo há dois meses. “A empresa abriu uma representação formulada na Polícia Civil do Rio de Janeiro, na qual, passaram para Foz do Iguaçu. Durante as investigações foi constatada a irregularidade”, afirmou o delegado.
No decorrer da operação, foram apreendidos papéis vinculados ao crime e objetos utilizados para o cometer o delito, como computadores, notebooks, CDs, Pen-drive's, entre outras mídias de armazenamento.
Os suspeitos foram encaminhados à delegacia para prestar esclarecimentos e liberados após pagamento de fiança.
Todos responderão pelo crime de violação de direito autoral e se condenados, podem pegar de dois a quatro anos de prisão.
O nome dado à operação faz referência ao deus da cura e da medicina na mitologia grega.
www.dpi.policiacivil.pr.gov.br