Homem de Foz do Iguaçu é um dos maiores traficantes de maconha da América do Sul. A Polícia Civil desarticulou na manhã desta sexta-feira (12) uma quadrilha de tráfico de drogas que atuava no Bairro Mathias Velho, em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Conforme o delegado Thiago Benemamm, o grupo era liderado por um paraguaio que mora em Foz do Iguaçu, e que fornece droga para o Chile e todo Brasil.
O homem foi preso por volta das 8 horas tentando atravessar a fronteira para o Paraguai. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Porto Alegre e Linha Nova, no Rio Grande do Sul, e em Foz do Iguaçu. Outros seis homens foram presos em Canoas pela manhã. Segundo o delegado, cerca de 20 veículos que eram usados para lavar o dinheiro obtido com o lucro na venda da droga foram apreendidos no estado gaúcho.
A investigação foi iniciada em fevereiro deste ano. Segundo a polícia, o grupo movimentava cerca de seis toneladas de droga por ano no Rio Grande do Sul. A maconha abastecia toda a Região Metropolitana. "Este paraguaio era um dos maiores traficantes de maconha da América do Sul", afirmou o delegado Thiago Benemamm.
A operação revelou que a quadrilha fazia contato com o paraguaio, responsável pelo envio da droga ao Brasil. O entorpecente vinha de caminhão por rodovias federais, segundo o delegado. No final de maio, a Polícia Civil conseguiu apreender quase 300 quilogramas de maconha na BR-386, na Região do Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul.
A droga foi comprada pela quadrilha de Canoas junto ao paraguaio. Preso na manhã desta sexta-feira, ele já tinha condenação por tráfico de drogas no Chile, segundo a polícia gaúcha.
www.jtribunapopular.com.br