O Sinclapol convocou a categoria para participar de manifestação através da paralisação geral em todas as unidades de Polícia do Paraná, durante um dia inteiro, nesta sexta-feira, 6.O protesto lamenta a morte de Marcos Gogola, investigador e superintendente da Delegacia de Polícia Civil, do município de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, ocorrida hoje (quinta-feira, 5) pela manhã, quando ele atuava em pleno desvio de função na guarda e condução de presos. O incidente também feriu o carcereiro conhecido como "Chiquito", socorrido em estado grave, com risco de morte. "A morte de Gogola é culpa da inércia da Seju (Secretaria Estadual de Justiça) e do Depen (Departamento de Execução Penal do Estado do Paraná), que permitem e mantém esta situação degradante nas carceragens das delegacias de polícia", disse André Gutierrez, presidente do Sinclapol.
Adesão
Segundo Gutierrez, é fundamental a adesão da categoria neste manifesto que simboliza a indignação dos policias com a superlotação carcerária e o pleno desvio de função. "Hoje os policiais permanecem em constante risco de morto e perigos reais à saúde física e psicológica. Eles deixam de trabalharem nas ruas, na investigação criminal - o que lhes é atribuído legalmente - para serem verdadeiros babás de presos, correndo riscos de perder a vida, contraírem doenças e serem feridos ou mortos a qualquer instante, como aconteceu com o nobre policial e investigador Marcos Gogola. Estamos indignados com esta situação e vamos cobrar das autoridades legais as devidas medidas", salientou o presidente do Sinclapol.
Convocação
Gutierrez convoca os policiais da capital e região metropolitana para acompanharem ainda o velório e o enterro do investigador Marcos Gogola, em alusão e homenagem aos nobres serviços prestados à Polícia Civil. O velório e o enterro acontecem no Cemitério Municipal Água Verde, em Curitiba, na Capela 4. O velório será realizado hoje e o enterro amanhã, ainda sem horários definidos. O telefone de contato do cemitério para confirmação dos horários é: (41) 32422912. "Será uma justa homenagem aos trabalhos e a grande figura humana de Gogola, e um momento para nossa reflexão ante todo este triste cenário", ressaltou Gutierrez.